quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

2015: As dez melhores novelas














Entre inéditas e reprises, 2015 foi marcado por excelentes
 produções na TV brasileira

O blog APS fez um apanhado das produções da TV brasileira em 2015 e aponta as dez melhores novelas, entre inéditas e reprises, levando em conta audiência, crítica e, principalmente, apelo dos fãs.
10º - Império
A novela estreou em 2014, mas seu desfecho se deu em março deste ano. A trama convenceu os espectadores e a crítica e levantou a audiência do horário, que havia despencado com a trama anterior, Em Família.
Prós: Texto ágil, trama cheia de reviravoltas e uma das melhores trilhas sonoras dos últimos tempos.
Contras: Alguns problemas com a equipe forçou mudanças drásticas. Por conta de problemas de saúde, a atriz Drica Moraes se afastou da produção e sua personagem teve que rejuvenescer. O autor, porém, soube dar um toque especial ao caso, tornando a mudança convincente.
9º Carrossel
A reprise da refilmagem! Este poderia ser o “bigode” de uma matéria feita sobre a novela. No entanto, a trama gravada pelo SBT em 2012 é boa e merece ser revista. O sucesso da novela foi tamanho que gerou até um filme lançado em meados deste ano.
Prós: A história ficou próxima da versão clássica de 1990 (que, por sua vez, também é uma refilmagem), o que faz com que espectadores mais antigos criem um vínculo com os personagens.
Contras: O problema aqui é quantidade de reprises em pouco tempo. Carrossel foi exibida entre 2012 e 2013 e teve um princípio de reprise em 2014 (que o SBT abandonou após pouquíssimos capítulos), e agora, outra vez, foi colocada no ar.
8º Prova de Amor
Uma das melhores novelas da Record, a trama foi exibida entre 2005 e 2006 e voltou ao ar este ano, no horário vespertino. Girando em torno do sequestro de uma criança, Prova de Amor apresentou atuações brilhantes de grandes atores, com uma trama convincente e forte.
Prós: A história começa em 2001 e, por isso, um dos principais fatos históricos daquele ano e mostrado em um dos capítulos: o atentado às Torres Gêmeas, em Nova York.
Contras: O problema da Record é esticar demais o que está dando certo e, com isso, abrir mão da qualidade. A novela apresenta algumas “barrigas” que deixaram alguns capítulos enfadonhos e desconexos.
7º Cúmplices de um Resgate
2015 foi um ano que as emissoras parecem ter encontrado seu nicho: Record, com produções bíblicas, Globo com tramas urbanas ou de época e SBT com tramas infanto-juvenis refilmadas. É o caso de Cúmplices de um Resgate. Incentivada pelos sucessos de Carrossel e Chiquititas, a emissora investiu em uma outra trama infanto-juvenil que ela mesma já havia exibido a versão original anos antes. E não é que a refilmagem deu certo? A novela vem colhendo bons frutos e já abriu espaço para que a regravação de Carinha de Anjo ocorra em 2016.
6º A Regra do Jogo
Uma novela que tinha tudo para dar certo e... começou errada. Tinha tudo para dar errado e... mudou as regras do jogo! Esperada com grande expectativa por público e crítica, afinal é do mesmo autor dos sucessos Avenida Brasil, A Favorita, Cobras & Lagartos e Da Cor do Pecado, A Regra do Jogo começou mal e preocupou a direção da emissora, já que a novela anterior, Babilônia havia patinado na audiência e a concorrente Os Dez Mandamentos, da Record vinha crescendo em números e popularidade. No entanto, depois de algumas mudanças (entre elas, a morte de alguns personagens e a revelação do caráter de outros), A Regra do Jogo começou a subir, subir e... se transformou em uma das principais produções do ano.
5º O Rei do Gado
Em dezembro de 2014 a Globo anunciou que, nos ano dos seus cinquenta anos, reapresentaria uma de suas principais novelas. Em janeiro deste ano, começava O Rei do Gado, no Vale a Pena Ver de Novo. Exibida originalmente em 1996, a trama conta o embate de duas famílias que foram ligadas pelo casamento de seus filhos. O sucesso da reprise de 2015 foi tão grande que a novela ficou no ar praticamente o mesmo período da versão original e abriu as portas para que Benedito Ruy Barbosa escrevesse um outro texto rural para o horário nobre: Velho Chico tem estreia prevista para 2016.
4º Caminho das Índias
Depois de O Rei do Gado, a Globo não poderia simplesmente colocar uma novela qualquer no Vale a Pena Ver de Novo. A emissora então, emplacou outra trama da antiga “faixa das 8”: Caminho das Índias, que foi a primeira novela do canal a ganhar um Emmy. A história de Maya, Bahuan e Raj conseguiu prender o espectador que havia voltado a assistir o Vale a Pena Ver de Novo durante O Rei do Gado.
3ª Os Dez Mandamentos
Um dos maiores acertos da Record em 2015 pode se tornar um grande equívoco em 2016. Os Dez Mandamentos foi uma das melhores novelas brasileiras do ano, resultando em excelentes números no Ibope e comentários gerais nas ruas. No entanto, a Record começou a esticar a trama, para aproveitar os bons resultados. A novela teve o final adiado três vezes. Algumas cenas importantes (como as pragas do Egito) levavam até uma semana para se concluir e, com o andamento de outra produção da emissora (que acabou empacada), a qualidade caiu, fazendo até com que fosse ao ar uma cena com um extintor de incêndio ao fundo... Outros problemas: ao término da novela, a Record anunciou uma segunda parte, para o próximo ano, transformando Os Dez Mandamentos em uma série (o mesmo aconteceu com Caminhos do Coração, anos atrás que ganhou mais duas temporadas e resultou num fracasso). Um filme também está para ser lançado nos cinemas. Mas o maior problema nem foram esses, o caso é que a Record não colocou Escrava Mãe, substituta de Os Dez Mandamentos no ar e, com isso, a audiência conquistada no horário começou a cair... Ainda assim, a trama merece ser lembrada como uma das mais bem feitas em 2015.
2º Além do Tempo
Audaciosa. Uma das melhores novelas do ano pode ser considerada assim. A mudança de fase, anunciada já na sinopse prometia algo inédito: nada menos que 150 anos se passariam entre a primeira e a segunda fase. Para facilitar, os nomes dos personagens seriam mantidos e todos teriam uma ligação. A mudança veio e deu certo, aumentando a audiência da trama. Porém, no decorrer da fase nova, houve alguns deslizes e alguns capítulos ficaram enfadonhos, no entanto, com a reta final se aproximando, Além do Tempo conseguiu recuperar o fôlego e, ao que tudo indica, se encaminha para um grande final.
1º Verdades Secretas

O capitulo final já vale por toda a novela, que foi excelente em todos os seus momentos. Cenas pesadas de sexo, droga e um lado obscuro do mundo da moda foram mostrados. Walcyr Carrasco não diminuiu o peso da mão e transformou seus personagens em seres com sentimentos à flor da pele. Trama ágil, cheia de reviravoltas e, claro, com um final surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário