quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Episódio VII chega aos cinemas


Cartaz de divulgação do novo filme da série Star Wars
Uma das estreias mais aguardadas do ano acontece hoje


O filme Star Wars – Episódio VII: O Despertar da Força chega aos cinemas brasileiros esta noite. O longa é um dos lançamentos mais esperados do ano e sela o rol de grandes estreias de 2015, já que as próximas duas quintas-feiras serão véspera de Natal e Ano-Novo, respectivamente, o que diminui o número de espectadores nos cinemas.
Sétima parte da série iniciada na década de 1970, O Despertar da Força criou grande expectativa pelos trailers, sinopses e cartazes que foram divulgados ao longo de mais de um ano. A direção também contribuiu para aumentar a curiosidade sobre o filme, já que ela está a cargo de J.J Abrams, um dos mais influentes diretores da atualidade. Para se ter uma ideia, ele é um dos criadores e principais diretores da aclamada série Lost e dos mais recentes filmes da série Star Trek. Abrams adiantou em entrevista a alguns veículos que O Despertar da Força se passa trinta anos após O Retorno de Jedi e é focado em novos personagens, que enfrentarão novos perigos e mistérios, tudo isso “em uma galáxia muito distante...”
A legião de fãs de Star Wars ao redor do mundo é enorme e, com a proximidade da estreia em território nacional, tais fãs resolveram mostrar o carinho que sentem pela produção: de mudanças de fotos de perfil nas redes sociais a produtos temáticos sobre os filmes, vale tudo na hora de dizer que é um seguidor assíduo da série. Os ingressos para a estreia começaram a ser vendidos com mais de dois meses de antecedência e, em muitas salas de cinema, se esgotaram no decorrer da última semana. Alguns cinemas se anteciparam e fizeram pré-estreias, mas a data mais aguardada é mesmo o dia 17 de dezembro. Dia em que, oficialmente, o filme chega às telonas.
Clique aqui para assistir ao trailer oficial de "O Despertar da Força"

CRONOLOGIA
Se tem uma coisa que os fãs de Star Wars sentem orgulho é citar a ordem cronológica das produções. Para quem não é tão fã assim da série e se perde em meio aos títulos e números dos episódios, vale uma explicação: até agora foram lançados seis filmes, porém, a série iniciada nos anos 70 começou pela quarta parte da história, e a ordem ficou assim:
Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)
Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980)
Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983)
Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)
Episódio II – Ataque dos Clones (2002)
Episódio III – A Vingança dos Sith (2005)
Um dos filmes mais famosos da saga é a quinta parte, já que é nela que é feita uma das maiores revelações de toda a série e uma das cenas mais emblemáticas do cinema. Do mesmo modo, o Episódio III contém uma cena incrível, na qual vemos como Darth Vader se transformou em um dos maiores vilões do espaço. O fato dos filmes terem sido produzidos fora de ordem ajuda a aumentar a curiosidade e o valor cultural da série. Fato que se reflete na imensa procura pelos ingressos e também por produtos baseados nos personagens dos filmes.
Clique aqui para ver o segundo trailer de "O Despertar da Força"

PALAVRA DE FÃ
Divulgação
O blog APS conversou com alguns fãs sobre os filmes. A ideia era entender o “Fenômeno Star Wars” e sua influência no cinema e na cultura mundial. Para o supervisor técnico de T.I, Erisson Camilo, de 27 anos, o primeiro filme da saga, de 1977 (Uma Nova Esperança) é um marco na história do cinema por usar efeitos visuais e especiais até então inéditos. Ele ressalta que na época não havia internet para uma divulgação em massa e que tal divulgação, feita pelos meios de comunicação então existentes, foi algo extraordinário, elegante e ajudou a aumentar o charme dos filmes. Ele conta que é fã de Star Wars há 21 anos, o primeiro filme que viu foi O Retorno de Jedi, em 1995, tem uma vasta coleção da saga, o que inclui até um Especial de Natal de 1978! No entanto, o título preferido é O Império Contra-Ataca, pela aura sombria que paira sobre todo o longa e pela grande revelação que é feita ao fim da história.
Erisson cita uma curiosidade acerca de tal revelação: pelo modo como o filme foi gravado e editado, o diretor “George Lucas enganou o elenco do filme, só fazendo a revelação nas telas dos cinemas. É o ápice do filme e até mesmo da saga.”
Para ele, o Episódio VII será épico, uma vez que contemplará fãs que assistiram aos episódios IV, V e VI e ainda os que viram os episódios I, II e III, independentemente de que época tenham visto as produções anteriores. A ansiedade pela chegada de O Despertar é tão grande, que Erisson comprou seu ingresso há mais de dois meses, no primeiro dia da pré-venda.
Outro fã que conversou com o blog APS foi o analista de sistemas Klelvin Carvalho, de 26 anos. Enquanto conversava conosco, ele corria para a pré-estreia à meia-noite, em um shopping de Belo Horizonte. Klelvin ressalta ser fã de Star Wars há dezesseis anos, quando viu um dos filmes pela primeira vez com a tia. A expectativa do analista por O Despertar da Força é altíssima, por tudo o que foi divulgado até agora em trailers e cartazes.
Divulgação
Sobre sua produção favorita, Klelvin diz adorar O Retorno de Jedi, por ser o fechamento (até então) da série. Para ele, a parte VI mostra ao espectador como tudo o que foi visto na saga é maravilhoso, é convincente. Entre as cenas preferidas, ele destaca as que o mestre Yoda treina Luke: “A relação entre mestre e aluno, com Yoda ensinando quem pode salvar tudo é um dos pontos altos dos filmes”.
Para Klelvin, “Star Wars é emblemático por ser divisor de águas em todos os aspectos no cinema: dos efeitos especiais à criação do universo e enredo.”
Para Yasmine Evaristo, de 31 anos, a cena icônica da série é a grande revelação que Darth Vader faz para Luke Skywalker. Ela diz que viu O Império Contra-Ataca quando tinha entre 8 e 9 anos e, por não entender a linearidade da história, ficou confusa e chocada com aquela revelação. No entanto, seu filme preferido é O Retorno de Jedi, exatamente por mostrar o conflito psicológico e físico entre Luke e Vader.
Yasmine diz que não irá assistir à estreia de O Despertar da Força e prefere não criar expectativas, por considerar os episódios I, II e III como razoáveis. Ela, porém, ressalta a importância da série para a história do cinema e compara os diretores originais a autores clássicos da literatura. Para ela, Star Wars é icônico: “Primeiro, por marcar essa transição do cinema clássico americano para as experimentações da nova Hollywood. Segundo, por criar um universo novo; vemos isso com Tolkien, Lewis, Lovecraft, dentre outros e sempre dá certo. E terceiro, por falar de elementos comuns à nossa vida: família, política, opressão, dor, medo.”
Pois bem, para quem não aguentava mais de curiosidade, a espera acabou. Chega hoje aos cinemas, o sétimo episódio de uma das mais famosas séries cinematográficas. Seja aqui ou “em uma galáxia muito distante”, Star Wars é um desses filmes que valem a pena ser vistos e revistos diversas vezes. Sempre haverá algo novo para se descobrir em cada um dos, a partir de hoje, sete episódios. E você? De que lado da força está?
Clique aqui para acessar o terceiro trailer de "O Despertar da Força"



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário