segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

OSCAR 2016: O que aconteceu na cerimônia cinematográfica mais esperada do ano



Com apresentação do comediante Chris Rock, o Oscar 2016 já começou com a polêmica que cercou a cerimônia nos últimos meses: a falta de artistas negros na premiação. Chris explicou os motivos pelos quais não boicotou o prêmio – como muitos haviam sugerido – e, bem humorado, brincou com a situação. Em seguida, deu início à entrega dos prêmios.
O primeiro prêmio da noite foi de Melhor Roteiro. Quem levou a estatueta dourada foi Spotlight: Segredos Revelados. Em seguida, como Melhor Roteiro Adaptado, A Grande Aposta foi o premiado.
O terceiro prêmio da noite foi para Alicia Vikander, que levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante por A Garota Dinamarquesa. O quarto prêmio foi para Jenny Beavan, como Melhor Figurino, pelo filme Mad Max: Estrada da Fúria. Em seguida, Colin Gibson e Lisa Thompson ganharam o Oscar por Melhor Design de Produção, pelo filme Mad Max: Estrada da Fúria. Logo depois, o prêmio de Melhor Cabelo e Maquiagem foi para o trio Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin pelo filme Mad Max: Estrada da Fúria.
O sétimo prêmio da noite foi para Emmanuel Lubezki, por Melhor Fotografia, em
O Regresso. Na sequência, o Oscar de Melhor Edição foi para Margaret Sixel, em Mad Max: Estrada da Fúria.
O nono prêmio foi para Melhor Edição de Som. Ganharam a estatueta Mark Mangini & David White, por Mad Max: Estrada da Fúria. A décima categoria da noite foi Melhor Mixagem de Som e, mais uma vez, o vencedor foi o filme Mad Max: A Estrada da Fúria, com o trio Chris Jenkins, Gregg Rudloff & Ben Osmo. Pouco depois, Adrew Whiterhurst, Paul Norris, Mark Ardington e Sara Bennett
ganharam o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, pelo filme Ex Machina, o que foi uma surpresa, já que Star Wars, O Regresso e até Mad Max eram vistos como favoritos.
A décima segunda categoria da noite foi apresentada pelos personagens Minions, que anunciaram o vencedor de Melhor Curta de Animação. A dupla Gabriel Osorio & Pato Escala levou o Oscar por Bear Story. Em seguida, os personagens de Toy Story anunciaram o prêmio de Melhor Animação. Pete Docter & Jona Rivera levaram o Oscar com o filme
Divertida mente.
A décima quarta categoria foi Melhor Ator Coadjuvante. Levou o Oscar Mark Rylance por Ponte dos Espiões.
O décimo quinto prêmio foi para Melhor Documentário em Curta-Metragem. Levou a estatueta Sharmeen Obaid-Chinoy, pelo filme A Girl in the River: The Price of Forgiveness. No mesmo bloco, levou o Oscar por Melhor Documentário, a dupla Asif Kapadia e James Gay-Ress, por Amy.
Depois de um discurso da presidente da Academia, a tradicional homenagem aos artistas falecidos.
A décima sétima categoria da noite foi Melhor Curta de Ficção. Benjamim Cleary & Serena Armitage receberam a estatueta por Stutterer. Logo depois, a Hungria foi premiada com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O diretor László Nemes levou o prêmio por O Filho de Saul. O vice-presidente dos Estados Unidos discursou e, na sequência, anunciou a cantora Lady Gaga.
O décimo nono prêmio foi para o veterano compositor Ennio Morricone, pela Melhor Trilha Sonora, no filme Os 8 Odiados. A vigésima estatueta foi para Melhor Canção Original. Levaram o prêmio Jimmy Napes e Sam Smith, que homenagearam a comunidade LGBT. Eles levaram o prêmio por Writing's on the wall, de 007 contra Spectre.
Vieram então os prêmios mais esperados da noite: o excelente J.J. Abrams apresentou o vencedor de Melhor Direção: Alejandro G. Iñárritu ganhou por O Regresso. No discurso, entre outros, ele agradeceu ao ator Leonardo DiCaprio. Brie Larson levou o Oscar de Melhor Atriz, pelo filme O Quarto de Jack. A atriz Juliane Moore anunciou o ganhador de Melhor Ator: Leonardo DiCaprio ganhou por O Regresso. Este foi o primeiro Oscar da carreira de Leonardo, que fez filmes de grande sucesso de público e crítica. No discurso, além dos agradecimentos habituais, ele pediu pelo meio-ambiente.
Morgan Freeman anunciou o Prêmio Máximo da noite. Os produtores Michaek Sugar, Steeve Golin, Nicole Rocklin & Blye Pagon Faust ganharam o Oscar de Melhor Filme por Spotlight: Segredos revelados.

No Brasil, chamou a atenção os comentários “sem sal” do Rubens Edwald Filho, no TNT e “sem noção” da Glória Pires na Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário