sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Obra conturbada, ‘Meu Bem, Meu Mal’ chega ao fim hoje, no Canal Viva


Último capítulo da novela será exibido hoje à tarde


Escrita por Cassiano Gabus Mendes, novela teve baixas no elenco, furos no roteiro, mas fez sucesso no início dos anos 90

Vai ao ar hoje, às 14:30, o último capítulo da novela Meu Bem, Meu Mal no canal pago Viva. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a obra ficou no ar entre 29 de outubro de 1990 e 18 de maio de 1991, totalizando 173 capítulos.
Neste tempo, algumas polêmicas envolvendo o elenco aconteceram e mudaram o rumo da história: a atriz Ísis de Oliveira se desentendeu com a produção e sua personagem, Mimi Toledo, viajou para a Europa, não aparecendo mais na trama. A irmã da atriz, Luma de Oliveira, também deixou a novela e sua personagem, Ana Maria, foi assassinada. A cena da morte, no entanto, de acordo com o site Teledramaturgia, do jornalista Nilson Xavier, sequer foi gravada pela atriz. Uma dublê interpretou a personagem em seus instantes finais.
Com a saída das personagens, parte do roteiro teve que ser alterada, o que causou alguns ‘furos’. Mesmo assim, a novela agradou o público. Não chegou a ser um grande sucesso, como a novela anterior de Cassiano, Que Rei Sou Eu? mas também não decepcionou. Meu Bem, Meu Mal marcou a estreia da autora Maria Adelaida Amaral, que colaborou em vários capítulos. Antes, ela havia roteirizado alguns capítulos de Os Gigantes (1979).
A novela marcou também a estreia de Sílvia Pfeifer, que deu vida à odiosa Isabela Venturini que (alerta de spoiler) terminará a trama sozinha! E também foi a última novela da atriz Lídia Brondi, que deixou a carreira de atriz para se dedicar aos filhos, frutos do casamento com o ator e companheiro de cena Cássio Gabus Mendes que, por sua vez, é filho do autor.
Uma das cenas mais marcantes, no entanto, foi vivida por Lima Duarte. Quando se recuperava de um AVC, seu personagem, Lázaro Venturini, é indagado pela enfermeira sobre o que prefere comer: mamão ou melão. O personagem, até então mudo devido à doença, consegue pronunciar: “eu prefiro melão”.

Com um gostinho de nostalgia do começo dos anos 90, com direito a cartões de crédito, caixas de banco e computadores antigos (vistos em praticamente todos os capítulos, como as ‘grandes novidades’ do período), Meu Bem, Meu Mal chega ao fim hoje, no começo da tarde, com reprise na madrugada e neste sábado. E vale a pena ver de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário