quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

“Tieta” Está de Volta


Novela exibida originalmente entre 1989 e 1990 estreia no Canal Viva em maio
Betty Faria interpreta Tieta, na novela homônima de Aguinaldo Silva
Foto: Canal Viva/Divulgação

Um dos maiores clássicos da TV brasileira estará de volta, na íntegra, a partir de maio, no Viva, canal de TV por assinatura: trata-se de Tieta, novela de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, inspirada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado.
A notícia de que Tieta voltaria foi divulgada hoje pela manhã, pela jornalista PatríciaKogut do jornal O Globo, em seguida, o jornalista Nilson Xavier e o colunista Duh Secco também repassaram a informação. No começo da tarde foi a vez do Facebook do Canal Viva divulgar e, às 14h16, o site oficial do canal liberou a notícia. Tieta entra na faixa hoje ocupada por A Gata Comeu e deixará Aguinaldo Silva com duas novelas no ar ao mesmo tempo: Tieta no Viva e Senhora do Destino no Vale a Pena Ver de Novo, da Globo.
A novela foi uma grande sucesso, mas não escapou de problemas: tanto a Justiça quanto a Igreja Católica criticaram o envolvimento de Tieta com seu sobrinho Ricardo. O autor aproveitou a novela para retratar passagens da ditadura militar: na cena em que Tieta é expulsa de casa, seu pai rasga a data no calendário e diz a frase: “faz de conta que esse dia nunca existiu”. O dia, marcado no calendário, é a sexta-feira, 13 de dezembro de 1968, data em que foi promulgado o AI-5.
Como estava no elenco da novela anterior, O Salvador da Pátria, Betty Faria, a protagonista de Tieta, só entrou na trama por volta do capítulo 20. Até então, foram mostradas cenas de flashback, com Cláudia Ohana interpretando a personagem-título e a história girando em torno do primeiro mistério: Tieta estava morta ou não?

Diversos bordões e personagens desfilaram pelos 196 capítulos da trama, que ganhou uma reprise entre 1994 e 1995 no Vale a Pena Ver de Novo. Na ocasião, a abertura foi modificada para amenizar a nudez da atriz Isadora Ribeiro, cujo corpo se mesclava a diversos elementos naturais. Em 2012, uma edição compacta da obra foi lançada em DVD, como parte das comemorações do centenário de Jorge Amado. Tieta também virou filme em 1995, com Sônia Braga no papel principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário