sexta-feira, 14 de julho de 2017

A Garota Ocidental: Uma Trama Forte e Envolvente Sobre Amor e Tradição

Zahira (Lina El Arabi) ficará dividida entre os desejos do coração
e a tradição familiar
Fotos: Cineart Divulgação

Longa retrata os dramas e os sonhos de uma paquistanesa

O filme A Garota Ocidental, em cartaz nos cinemas desde 22 de junho, mostra a dualidade de ideais entre uma jovem e sua família. Zahira (Lina El Arabi) é uma moça paquistanesa de cidadania francesa que mora com os pais e um casal de irmãos.
Acostumada às regras do Ocidente, ela se envolve com um rapaz muçulmano e engravida (não é spoiler, o filme já começa com ela grávida). A partir daí, ela recebe três ordens da família. Primeira: terminar o romance proibido. Segunda: realizar um aborto. Terceira: escolher um marido paquistanês.
Em choque com tais ordens, Zahira se apega ainda mais ao irmão, Amir (Sébastien Roubani), seu grande amigo e confidente. Além dele, ela pode contar com a amizade e compreensão de Aurore (Alice de Lencquesaing) que tentará ajudá-la nos momentos mais difíceis.
Sébastien Roubani dá vida a Amir, irmão e confidente de Zahira


Relutante em fazer o aborto e se casar com um homem que não ama, Zahira passa a se apegar à gravidez como uma área de escape, algo que deve salvar para se manter no controle de sua própria vida. Como se não houvesse conflitos suficientes, aparece na história Pierre (Zacharie Chasseriaud), que também tocará o coração da moça.
Dividida entre ceder aos desejos do coração e obedecer às tradições do seu povo, a protagonista irá embarcar numa jornada de autoconhecimento e afirmação de seus ideais, enquanto enfrenta a resistência de seus familiares.

Pierre (Zacharie Chasseriaud) surge como uma nova esperança
para que Zahira viva sua liberdade


Escrito e dirigido por Stephan Streker, A Garota Ocidental é, nas palavras do próprio cineasta, “uma tragédia grega porque, assim como as tragédias gregas, é a situação que é monstruosa e não as pessoas.”
O espectador deve se atentar aos detalhes: objetos que aparecem em cena por alguns segundos durante o filme, terão importância crucial mais à frente.
Interessante ainda notar o choque cultural e a força de algumas tradições. A família de Zahira é amiga de longa data da família de Aurore, mas isso não é o bastante para que o pedido de André (Olivier Gourmet), pai de Aurore, sobre o que está acontecendo à Zahira, seja ouvido por Mansoor Kazim (Babak Karimi), pai da protagonista.
Por fim, A Garota Ocidental é um filme que fala sobre amor, tradições, mas, sobretudo, sobre o poder da vida e do conhecimento do próprio eu.

_________

Cartaz do Filme

Ficha Técnica:
Título Original: Noces
Diretor e roteirista: Stephan Streker
Produtores: Michaël Goldberg e Boris Van Gils
Elenco: Lina El Arabi, Sébastien Houbani, Babak Karimi, Neena Kulkarni, Olivier Gourmet, Alice De Lencquesaing, Zacharie Chasseriaud e Aurora Marion
Gênero: Drama
Duração: 98 minutos
Ano: 2016
Países: Bélgica, França, Luxemburgo e Paquistão

Distribuição Nacional: Cineart Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário