terça-feira, 11 de julho de 2017

Colégio Santo Agostinho Divulga Carta em Resposta à Notificação de Pais



Alguns pais questionavam o ensino de diversidade sexual e de gênero no colégio

O Colégio Santo Agostinho, na capital mineira, divulgou nessa segunda-feira à noite, uma carta aberta à comunidade em resposta à notificação extrajudicial recebida pela escola em que um grupo de 128 pais discorda do ensino sobre diversidade sexual e de gênero adotado pela instituição.
A carta ressalta que a escola segue princípios cristãos e está em conformidade com o que é repassado pelo Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese de Belo Horizonte, salientando que o colégio deve “primar pelo respeito à liberdade e apreço à tolerância” e que “todos os indivíduos devem ser respeitados em sua singularidade”.
Leia abaixo a íntegra do documento divulgado ontem:
Carta aberta à Comunidade Agostiniana
Belo Horizonte, 10 de julho de 2017.
A Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do Colégio Santo Agostinho (unidades Belo Horizonte, Contagem e Nova Lima), recebeu uma notificação extrajudicial hoje, dia 10/07/17, contendo 128 nomes, questionando a abordagem de alguns temas adotados pela escola. Consideramos importante apresentar esclarecimentos.
O Colégio Santo Agostinho é responsável pela educação de cerca de 8 mil alunos de diferentes realidades e crenças. Nosso projeto pedagógico, fundamentado nos princípios cristãos, católicos e agostinianos, contempla a sociedade pluralista em que vivemos, abordando, de forma dialogal e respeitosa, os desafios do mundo contemporâneo. Primamos pelo respeito à liberdade e apreço à tolerância, orientações fundamentais estabelecidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (artigo 3º da Lei 9.394).
A escola é um espaço coletivo construído pela relação entre as pessoas, no qual todos os indivíduos devem ser respeitados em sua singularidade. Essa pluralidade pode e deve coexistir em harmonia.
Com uma trajetória de 83 anos em Minas Gerais, amparado pela tradição de sete séculos da Ordem de Santo Agostinho, o Colégio ressalta sua sintonia com o magistério do Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho e as orientações pastorais da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Sendo assim, continuaremos seguros em nossa missão de criar condições para que os alunos possam protagonizar sua própria formação integral (integrada, crítica e criativa), com autonomia e responsabilidade. Para tal, contamos com uma equipe de professores altamente qualificados.
Repudiamos o uso de interpretações equivocadas por aqueles que têm como objetivo distorcer nosso projeto pedagógico.
Reafirmamos o nosso compromisso educacional pautado nos valores agostinianos: solidariedade, fraternidade, amizade, subsidiariedade e justiça.
Agradecemos aos 11 mil pais e responsáveis que dividem a formação de seus filhos conosco.
Atenciosamente,

Sociedade Inteligência e Coração - SIC
Mantenedora do Colégio Santo Agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário