sexta-feira, 7 de abril de 2017

“Repulsa ao Sexo”, de Roman Polanski, Abre a Mostra “Cinema e Psicanálise” no Cine Humberto Mauro

Cena de "Repulsa ao Sexo"
Divulgação: Fundação Clóvis Salgado

Projeto é uma parceria entre a Fundação Clóvis Salgado e a Escola Brasileira de Psicanálise

            O filme Repulsa ao Sexo, de Roman Polanski, será exibido gratuitamente esta noite no Cine Humberto Mauro. É a estreia da Mostra Permanente Cinema e Psicanálise, parceria da Fundação Clóvis Salgado e da Escola Brasileira de Psicanálise.
O filme é um terror psicológico que conta a história de Carol, personagem vivida pela atriz Catherine Deneuve, uma jovem manicure londrina que, ao ficar sozinha no apartamento que divide com a irmã, passa a desenvolver um quadro de depressão e de alucinações. Essa foi a primeira obra de Polanski rodada em língua inglesa, produzida no Reino Unido, em 1965. Além disso, é o primeiro título de uma sequência que ficou conhecida como “trilogia do apartamento”.
Repulsa ao Sexo é tido como um dos melhores filmes que abordam a temática da esquizofrenia feminina. A personagem Carol aos poucos revela um estado de desligamento completo do mundo ao seu redor, culminando em uma repressão sexual que leva a situações esquizofrênicas repletas de violência e perversão.
A mostra Cinema e Psicanálise acontecerá toda primeira sexta-feira do mês, às 19h30. A cada sessão, um convidado especial comentará o filme em cartaz. Esta noite, os comentários serão da psicanalista Lúcia Grossi dos Santos, e a apresentação será de Fernanda Otoni de Barros Brisset.

O Cine Humberto Mauro fica na avenida Afonso Pena, 1537, Centro de Belo Horizonte. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados meia hora antes do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário